Livros

                                      Como ensinar crianças a conviver

Autor: Manuel Segura
Editora Vozes

          Esse livro direcionado a pais e professores trata, em sua totalidade, de como ensinar as crianças a se relacionar bem. O texto é simples e não tem outras pretensões além de ajudar um pouco os pais na educação de seus filhos e os professores na formação de seus alunos.
         O autor Manuel Segura aborda os principais processos educativos utilizados nos últimos anos: os programas para ensinar a pensar e a desenvolver a inteligência, os métodos que facilitam o crescimento moral e as propostas de educação emocional. Tudo isso para atingir as habilidades sociais, compreendidas como uma relação interpessoal justa e eficaz.
        A exposição do assunto é clara e contém anedotas que revelam que muito do que é escrito no livro foi vivenciado pelo autor, cuja experiência de muitos anos com alunos difíceis e com professores empenhados em ajudar esses alunos revela que o caminho indicado no livro é seguro, oferecendo excelentes resultados, além de ser bem aceito pelas crianças e pelos jovens.


.................................


                                               Família de alta performance
                                                        Autor: Içami Tiba
                                                        Editora Integrare

 
          Num mundo de tantas transformações e crises, é impossível viver como sempre vivemos. É preciso renovar, reinventar, buscar saídas globais para agir nesse tempo de evolução da humanidade. Esse livro de Içami Tiba busca mostrar alguns caminhos para a família e para todos nós para sermos pessoas melhores.
          É possível aproveitar conceitos utilizados na esfera do mundo corporativo – como liderança, meritocracia, hierarquização de propriedades, objetivos e metas, projetos e estratégias de execução – na educação de filhos, quer seja de um ou mais.
         Família de alta performance celebra os 40 anos de carreira profissional do psiquiatra, psicodramatista e educador Içami Tiba. É o produto da vasta pesquisa e intensa prática clínica e de consultoria familiar do autor.

.................................

Textos e pretextos sobre a arte de contar histórias



                                                       Autor: Celso Sisto
                                            Editora Argos

 
          De repente, os homens atravessaram o tempo por túneis, pirâmides, caravanas, mares e espelhos. E trouxeram histórias na palma das mãos. Em todas as partes do mundo sempre há alguém com uma história na boca, saindo pelos olhos, entornando pelo corpo, criando cenários: um acampamento, um alpendre, um átrio de igreja, uma aldeia, uma vila, uma casa de avó, uma sala de aula.
          Dos pequenos centros familiares ou populacionais às salas de bibliotecas ou teatros, o contador de histórias sempre esteve presente. Alguns o quiseram esquecido, outros creram no dom de unir pessoas para encantar pela palavra. Mais do que agregar, o contador de histórias fez-se uma ordem na promoção da leitura e no resgate do lúdico e da fantasia!

.................................

                            A formação do leitor literário
       Autora: Teresa Colomer
       Tradução: Laura Sandroni
       Editora Global


          A formação do leitor literário é o produto de uma pesquisa realizada na Espanha e se traduz numa fonte de informações históricas sobre o desenvolvimento do gênero em todo o mundo. Valendo-se do rigor e da precisão, Teresa Colomer produziu uma obra que certamente se tornará clássica sobre o assunto. Além disso, o que é mais importante para o leitor brasileiro, traz também instrumentos preciosos para análise e compreensão da nossa produção editorial direcionada à infância e à juventude.